Home > Press Releases > Tian celebra ano novo tailandês “Songkran”

Tian celebra ano novo tailandês “Songkran”

13381869574_ab6eea064f_z

Chef Marina Pipatpan cria prato de celebração e memórias afetivas

O restaurante Tian, especializado em comida asiática contemporânea, criou um prato especial para celebrar o ano-novo da Tailândia, o Songkran, servido no almoço e jantar especialmente entre os dias 13, 14 e 15 de abril. O kanom jeen namya (R$37) é um noodle servido com curry vermelho de bacalhau, broto de feijão, vagem, manjericão e ovo cozido. O prato é um legítimo comfort food tailandês, cuja receita é herança da avó da chef Marina Pipatpan.

É um prato de memórias afetivas em que cada ingrediente tem um significado especial. Os noodles, segundo a chef, simbolizam uma vida longa e plena. Já o peixe traz boas vibrações, abundância e fertilidade. “O prato foi elaborado pensando em todos os elementos e o que eles representam para o Songkran”, afirma.

Quem for ao restaurante nos dias de festa ainda vai encontrar as hostess vestidas com roupas típicas da comemoração tailandesa, além de um bowl com água de jasmin, para banhar uma imagem de Buda. Na Tailândia, o ato simboliza deixar para trás as energias negativas e trazer renovações para o ano que se inicia. “O espírito do Songkran é de purificação e renovação, com muita alegria para o povo tailandês”, finaliza.

A festa

O Songkran é a festa de ano-novo comemorada entre os dias 13 a 15 de abril na Tailândia. A data é festejada com muita água, simbolizando a purificação e a renovação. Durante os dias de festa, as ruas tailandesas são tomadas pela população que lava as imagens de Buda, as casas e os templos, além se abençoarem com água perfumada.

SOBRE O TIAN

O restaurante foi inaugurado em fevereiro de 2013 pelas mãos da chef tailandesa Marina Pipatpan (ex – Mestiço), percursora da culinária asiática Brasil, e seu marido, o restaurateur Cyro Sá. Depois de um longo período morando na Tailândia, o casal voltou com a proposta de oferecer pratos em porções para compartilhar com a família e amigos. Nascia o Tian, cujo slogan é “share the moment”. Ganhou o prêmio na categoria Bom e Barato de 2013 da edição Comer e Beber, da revista Veja São Paulo.

A casa reinterpreta a cozinha asiática clássica com técnicas modernas de preparo, utilizando temperos mais leves e aromas marcantes, buscando nas receitas vindas de países como China, Vietnã, Japão, Tailândia, Coreia e Filipinas uma aproximação ao paladar brasileiro.

Com um ambiente intimista, o Tian conta com uma decoração de objetos que o casal Cyro e Marina trouxe de suas viagens pela Ásia e um painel criado pela artista plástica Vivian Blackfield.

O nome Tian significa “paraíso celestial” em chinês – e foi escolhido, após um sonho da chef Marina, como um lugar especial para acolher os clientes.

SOBRE A CHEF

A chef Marina Pipatpan, tailandesa e precursora da cozinha asiática no Brasil, foi sócia fundadora do restaurante Mestiço. Depois de se desligar do restaurante, Marina morou quase uma década na Tailândia, e resolveu unificar o estilo de vida que comporta sua essência às experiências gastronômicas vividas nos países da Ásia, América e Europa para fundar o Tian.

A familiaridade com os ingredientes e receitas passadas de geração em geração, somada às experiências vividas ao redor do mundo garantem seu amor pelo trabalho e a autenticidade do Tian, que, em apenas um ano, já foi eleito o melhor Bom e Barato da cidade pela revista Veja São Paulo.

SOBRE O CHEF

A execução dos pratos cabe ao chef Fernando de Souza, um apaixonado pela gastronomia contemporânea. Catarinense e formado em design de interiores, resolveu mudar de profissão após passar uma temporada morando em Nova York. Lá, se dedicou à gastronomia, estudando no Instituto of Culinary Education e trabalhando durante três anos no renomado Perry St, do chef Jean-Georges Von Gerichten. Em Miami Beach, trabalhou no Setai Hotel e no Ritz Carlton.

SERVIÇO

Rua Jerônimo da Veiga, 36, Itaim Bibi

Tel.: 11 2389-9399

Horário de funcionamento:

Almoço: segunda a sexta-feira, das 12h às 15h; aos sábados 16h; e domingos até 17h

Jantar: segunda a quarta-feira, das 19h às 23h; de quinta a sábado, até 0h. Fecha somente domingo no jantar.

Capacidade: 70 lugares / Estacionamento R$18 / Cartões: TODOS / Tickets: sodexo e alelo refeição / Ar / Wifi grátis

Site: http://www.tianrestaurante.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/RestauranteTian

Instagram: @TianRestaurante

Email Reservas: [email protected]

Twitter siga-nos Assessoria de comunicação veja +