Home > Press Releases > Talita Nozomi usa técnicas artesanais em seu livro infantil

Talita Nozomi usa técnicas artesanais em seu livro infantil

A escritora e ilustradora Talita Nozomi faz colagens de diversas técnicas para dar vida ao seu terceiro livro A Calorosa Aventura

Com apenas 26 anos, Talita Nozomi é uma artista inquieta e versátil. É formada em design de joias pelo Istituto Europeo Di Design (SP), um avançado centro de estudos de design com sede na Itália. Aproveitou para estudar ilustração na Scuola Internazionale d’Illustrazione, na cidade italiana de Sarmede, na província de Veneto. É conhecida como “a cidade do conto de fadas”, em referência a uma das principais escolas de ilustração do mundo. Além de desenhar, adora costurar, bordar, viajar (tem um blog de viagens), cozinhar e escrever. Ela reuniu todo esse aprendizado no livro infantil que acaba de lançar: A Calorosa Aventura, pela editora JBC.
Na contramão de utilizar recursos tecnológicos, Talita recorreu à diversas técnicas artesanais para criar as ilustrações das aventuras de Deco, um menino que se mete a brigar com o sol e acaba conhecendo a força de diversos elementos da Natureza como a nuvem, a chuva, o trovão. O fundo de um copinho plástico foi recortado para criar a lua. O gesso acrílico e papéis amassados serviram para compor a textura de uma caverna. A monotipia e os carimbos ajudaram a produzir as flores e plantas. Parte dos desenhos foram coloridos com giz pastel oleoso. “Quando necessário, recorro ao computador. Mas como a história é de um menino que tem contato com a Natureza, achei que combinava mais utilizar recursos artesanais”, afirma Talita.
Outro destaque de A Calorosa Aventura é o casamento entre o texto e a imagem, um recurso fundamental para facilitar a compreensão do livro, que foi elaborado em parceria com o Estúdio Vira. Quando Deco, o personagem principal do livro, escuta os trovões texto e desenho tornam-se uma única ideia. Há outros exemplos ao longo do livro recheado de cambalhotas, poesia, natureza e amizades fantásticas que estimulam a imaginação do pequeno leitor.
Este é o terceiro trabalho com literatura infantil de Talita. Antes, ela lançou Do Mundo ao Fundo, também pela editora JBC, e Os Óculos do Leão, em co-autoria com a pedagoga Juliana Misono Kazuya, e publicado pela editora LCTE.

http://www.sitetalitanozomi.com/#!videos

Sobre a Editora JBC

Fundada há 18 anos, a JBC é uma editora fruto e reflexo da união entre duas culturas. É a única do setor no Brasil a se dedicar exclusivamente à difusão da cultura japonesa através de seus produtos. A editora imprime uma média de 12 a 15 novos mangás por mês. Por ano, são publicadas em média 180 edições, com tiragens que variam de 15 a 40 mil exemplares. A JBC tem ainda o maior portfólio de livros sobre a culinária japonesa em português, com mais de 50 títulos.

A Calorosa Aventura
obra de Talita Nozomi
Ilustração: Talita Nozomi
Fotos: Pedro Nasser
Preço sugerido: R$ 29,90

Twitter siga-nos Assessoria de comunicação veja +