Home > Press Releases > Editora Quatro Cantos quer revelar talentos literários

Editora Quatro Cantos quer revelar talentos literários

Primeiro lançamento é livro de poemas do dramaturgo-revelação Eduardo Ruiz, que fez sucesso ao escrever texto para espetáculo estrelado por Christiane Torloni

O primeiro lançamento da editora Quatro Cantos é o livro de poesias Violenta, do jovem dramaturgo e poeta Eduardo Ruiz. Acreditar em um livro de poesia de um autor estreante para começar uma editora é um passo ousado. “Nossa proposta é revelar novos talentos literários”, afirma Rosana Martinelli, sócia-proprietária da Editora Quatro Cantos. “Não queremos seguir tendências mercadológicas, mas trilhar nosso próprio caminho”. O lançamento ocorre no próximo dia 23 de agosto, na Livraria Cultura – Conjunto Nacional, às 19h.

Violenta reúne 169 poemas escritos ao longo dos últimos dez anos por Ruiz, talento em ascensão, indicado em 2009 para o Prêmio Shell com a peça Chorávamos terra ontem à noite. O reconhecimento, no entanto, aconteceu com o poema “En dehors”, criado especialmente para o espetáculo Teu Corpo é o Meu Texto, dirigido por Anselmo Zolla e José Possi Neto, que assina o prefácio do livro. A obra de teatro-dança foi apresentada na voz da atriz Cristiane Torloni, protagonista do espetáculo.

A Editora Quatro Cantos é um passo natural de seu fundador, Renato Potenza Rodrigues, formado em Editoração pela Universidade de São Paulo, que trabalha há quase 20 anos com produção de livros e há 11 dirige uma agência editorial que presta serviços a grandes editoras. A experiência com o mercado editorial foi fundamental para lançar um selo próprio. Além de revelar talentos literários, a linha editorial da Quatro Cantos vai focar em autores nacionais e internacionais nos gêneros de ficção (romance e novela), poesia, infantojuvenil e infantil. “Ainda queremos garimpar o que já foi editado no Brasil, e descobrir grandes obras ainda não vertidas para o português, é um desejo e inclinação da editora”, adianta Rosana.

O LIVRO
A capa do livro Violenta, excluindo-se a cinta vermelha que o envolve, é completamente branca, apenas um olhar mais atento revela um relevo discreto com o nome do livro e do autor. A ideia foi fazer um contraponto com os “violentos” poemas de Ruiz.
“Considero Eduardo Ruiz um escritor da estirpe de Jean Genet, as personagens do submundo lhe fascinam, as imagens são sobretudo noturnas, carregadas de mistérios e fantasias delirantes. Diverte-se em misturá-las com personagens extremamente caseiras, ‘família’, e ao realizar essa alquimia aproxima-se de Nelson Rodrigues, colocando no centro da família a razão de todos os conflitos, todas as taras”, escreve o diretor teatral José Possi Neto no prefácio do livro.

FICHA TÉCNICA
Violenta, Eduardo Ruiz
Poesia
Editora Quatro Cantos
288 páginas
R$ 42

AVISO LEGAL: Esta mensagem e arquivos podem conter informacoes confidenciais e ou legalmente protegidas. Caso tenha recebido por engano, favor devolve-la ao remetente e elimina-la do seu sistema, nao divulgando ou utilizando a totalidade ou parte desta mensagem ou dos documentos a ela anexados.