A aventura de Talita
Canudo, profissão e desafios. A design de jóias, escritora e ilustradora Talita Nozomi se desdobra em várias e ainda consegue tempo para fazer o que mais gosta: viajar
Com apenas 26 anos, Talita Nozomi é uma artista inquieta e versátil. É formada em design de jóias pelo Istituto Europeu di Design (SP), um avançado centro de estudos de design com sede na Itália.
Quando se firmava na área e já com seu primeiro livro publicado, resolveu estudar ilustração infantil na Scuola Internazionale d’Illustrazione, na cidade italiana de Sarmede, na província de Veneto. Lá estudava 9 horas por dia as técnicas que nunca antes tinha aplicado em seus trabalhos. E foi assim que a cidade conhecida como “a cidade do conto de fadas”, em referência a uma das principais escolas de ilustração do mundo, se firmou em sua vida.
Talita gosta de desafios. “Uma época, num outro negócio, cheguei a ganhar bem, tinha grandes propostas. Mas parei. Aquilo já não era um desafio pra mim, não estava mais criando, só produzindo”. Então começou a buscar outras coisas, pois além de desenhar, adora costurar, bordar, viajar (tem um blog de viagens), cozinhar e escrever. Todos esses elementos foram essenciais na criação do livro infantil que acaba de lançar: A Calorosa Aventura, pela editora JBC.
Talita recorreu à diversas técnicas artesanais para criar as ilustrações das aventuras de Deco, um menino que se mete a brigar com o sol e acaba conhecendo a força de diversos elementos da Natureza como a nuvem, a chuva e o trovão. O menino Deco é baseado no filho de uma amiga, “sapeca e que não consegue dormir cedo”, como o menino do livro. Nos livros, Talita se utiliza dos elementos de suas viagens como referência. “O contato com a natureza, o desejo de se aventurar, tudo se relaciona com Deco”. Uma viagem ao Japão para entender mais sobre suas origens também foi influência em suas criações.
E com tantos talentos e muito trabalho, tem tempo para si mesma? “Isso é muito simples, posso ficar dias e dias trabalhando, sem parar, mas a recompensa sempre vem, e pra mim a recompensa é viajar pelo mundo”.
Sobre a Editora JBC
Fundada há 18 anos, a JBC é uma editora fruto e reflexo da união entre duas culturas. É a única do setor no Brasil a se dedicar exclusivamente à difusão da cultura japonesa através de seus produtos. A editora imprime uma média de 12 a 15 novos mangás por mês. Por ano, são publicadas em média 180 edições, com tiragens que variam de 15 a 40 mil exemplares. A JBC tem ainda o maior portfólio de livros sobre a culinária japonesa em português, com mais de 50 títulos.
A Calorosa Aventura
obra de Talita Nozomi
Ilustração: Talita Nozomi
Fotos: Pedro Nasser
Preço sugerido: R$ 29,90