RESTAURANTES USAM “ESCULTURAS DE COMIDA” PARA ATRAIR CLIENTES
Sucesso na Ásia, as cópias perfeitas de iguarias, começa a desembarcar no País; expectativa é o sample food permita aumentar o faturamento de restaurantes em até 20%.
Um poderoso aliado de donos de bares, restaurantes e lanchonetes começa a chegar ao Brasil. Os sample food, réplicas perfeitas de pratos de comida feitos de resina, prometem atrair os consumidores. Na Ásia, especialmente no Japão, a maioria dos restaurantes hoje já utiliza essas réplicas em vitrines, como fazem as lojas de roupas, para chamar a atenção de quem está do lado de fora. “Por serem cópias fieis dos pratos, essas peças servem para mostrar exatamente o que o cliente vai consumir”, explica Akira Matsuda, presidente da Mil Service, empresa que está trazendo a novidade ao Brasil.
Embora todas as peças sejam produzidas no Japão, já é possível criar pratos de qualquer nacionalidade. “Da feijoada ao sushi. Do sanduíche à pizza. De bolos ao copo de chopp. Trata-se de um trabalho artesanal”, destaca Matsuda. Segundo ele, cada prato demora uma semana, em média, para ser produzido. O preço varia conforme o grau de complexidade de cada prato, mas fica custa cerca 300 dólares cada um e a previsão de entrega é de cerca de 45 dias. Mas o resultado é compensador. Matsuda estima que a exposição de pratos possa aumentar o faturamento dos restaurantes em até 20%. Para isso, os estudos apontam que seja necessário colocar ao menos 10 pratos na vitrine. “É o que a experiência mostra em todos os países onde as réplicas já são sucesso”, afirma.
No Brasil, os restaurantes se limitam a colocar fotos dos pratos em painéis ou cartazes. “Mas, quando uma pessoa olha uma vitrine com pratos em 3D, fica difícil resistir”, conclui Matsuda.
HISTÓRIA
A prática de produzir réplicas de comida teve início no Japão na década de 1930. Na época, o material utilizado era a cera. Os restaurantes de Tokyo começaram a exibir seus alimentos artificiais e viram ali uma oportunidade de negócio: quanto mais exposição, mais clientes. Hoje são produzidas com resina, modeladas e coloridas em seguida. Já viraram parte da cultura gastronômica e pop do Japão.
Na Coréia o fenômeno ganhou popularidade, principalmente a partir das Olimpíadas de Seul, em 1988. Devido à dificuldade de comunicação por conta do idioma, os restaurantes utilizaram a técnica das réplicas como forma de facilitar a vida dos turistas. Atualmente até países vizinhos como Chile e Argentina já estão adotando as réplicas de comida como forma de dar maior visibilidade ao restaurante.
SOBRE O MERCADO
O setor de gastronomia brasileira está em pleno crescimento. Segundo a Associação Nacional de Restaurantes ao todo são 350 mil estabelecimentos. Restaurantes, bares e lanchonetes faturaram 73 bilhões de reais em 2010. No total, o setor de alimentação fora do lar movimentou 180 bilhões de reais no ano passado – 79% mais que há cinco anos. Diante do aumento da concorrência, os restaurantes precisam diversificar suas formas de divulgação. O sample food é uma solução criativa que já teve o sucesso comprovado em outros países.
SOBRE A MIL SERVICE
O grupo MIL SERVICE trabalha no desenvolvimento de negócios entre Brasil e Japão há 21 anos, atuando nos segmentos de turismo, gastronomia e hotelaria.
Serviço
MIL SERVICE
Rua dos Estudantes, 74, 1º andar – Liberdade – SP
Tel. 3277-1000
www.samplefood.com.br