Home > Press Releases > RESTAURANTE RANGETSU LANÇA DEGUSTAÇÃO A COR DO SABOR

RESTAURANTE RANGETSU LANÇA DEGUSTAÇÃO A COR DO SABOR

Jantar nos dias 12, 13 e 14 de dezembro inclui lançamento do livro do chef Shin Koike

Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, o restaurante Rangetsu promove jantar especial para o lançamento do livro A COR DO SABOR: a culinária afetiva de Shin Koike (Editora Melhoramentos), escrito pelo produtor cultural Jo Takahashi. Segundo os críticos gastronômicos, o chef Shin Koike é considerado um dos mais importantes chefs do Brasil e ajudou a mudar a cara da cozinha japonesa no País. Atualmente ele presta consultoria ao restaurante Rangetsu e é sócio-proprietário dos restaurantes Aizomê e Sakagura A1.
O menu especial inclui 7 pratos (R$240 por pessoa, incluindo o livro autografado). A entrada começa com tataki (grelhado levemente) de wagyu com molho de goma-tarê (agridoce). A segunda entrada é um kobu- jime (marinado com alga kombu) de pargo com molho de kagen-zu (cítrico). O experiente sushiman Eijiro Yazaki prepara os cortes de sashimi de peixes variados, conforme os ingredientes mais frescos do dia. O chef Shin Koike optou em oferecer dois pratos principais: polvo cozido com legumes moda sakura-ni e, em seguida, costela de wagyu assado no forno com molho ponzu. Para finalizar, mini-tirashi (um tipo de sushi, com fatias de peixe cru sobre arroz avinagrado servido em uma tigela) acompanhado de sunomono (conserva). A sobremesa é o kanten (gelatina) de maçã verde.
SOBRE O LIVRO
A Cor do Sabor: a culinária afetiva de Shin Koike (272 páginas, Editora Melhoramentos) não é um livro de culinária em sua proposta. É um livro-conceito, ou um livro-processo, no qual o leitor poderá flanar pelos conceitos gastronômicos do chef Shin Koike, seja através das receitas, seja através dos diversos bate-papos com outros artistas, como o músico Ed Motta, a ceramista Kimi Nii, o hair designer Hideaki Iijima. Ou até mesmo viajar, numa expedição gastronômica à Ilha Grande, no litoral do Rio de Janeiro, num projeto cujo objetivo era buscar a essência dos sabores simples, um desafio para quem lida com a complexidade dos sabores no dia a dia.

Sobre o autor
Jo Takahashi é produtor cultural e arquiteto. Depois de uma vivência de pesquisa acadêmica no Japão, trabalhou por quase 30 anos na Japan Foundation em São Paulo, onde foi diretor de arte e cultura e depois consultor. Essa experiência lhe permitiu desenvolver a curadoria para as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Dedica-se agora ao desenvolvimento de conteúdos que priorizam o cruzamento das culturas do Brasil e do Japão. Gosta de conceituar essa atividade como um “design de cultura”. É o criador do portal Jojoscope (www.jojoscope.com)

SOBRE O RANGETSU
O Rangetsu of Tokyo é considerado um dos restaurantes mais tradicionais da cidade. Seu cardápio é clássico. O chef Cassio Ikegami é o responsável pelos pratos quentes e o sushiman Eijiro Yazaki comanda o balcão de frios, merecendo elogios dos principais críticos gastronômicos.
A matriz do Rangetsu está instalada há mais de seis décadas no elegante bairro de Guinza, em Tóquio, um dos metros quadrados mais caros do mundo. Por abrigar as principais grifes do planeta, o bairro é um importante centro de compras da capital japonesa e um dos polos gastronômicos do Japão. A filial em São Paulo, que completou 10 anos no Brasil em 2010, conta com salões modernos e confortáveis. Vale a pena destacar o bonito jardim japonês, que pode ser avistado do salão principal.

Serviço
Avenida Rebouças, 1.394 – Pinheiros
Telefones: 3085-6915 e 3085-7946
Capacidade: 100 lugares
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 12h às 14h30 e 18h30 às 23h; sábado, das 18h30 às 23h. Fecha domingo.
www.rangetsu.com.br